O Grupo Farroupilha é tradicionalmente uma empresa que pratica uma gestão humanizada, que compreende que um clima organizacional favorável é o caminho para a inovação e para os bons resultados.

Neste sentido, a empresa se destaca e é reconhecida pelas boas práticas de gestão de pessoas e pelo cuidado e preocupação com aspectos básicos de motivação, como: ambiente seguro e saudável, promoção da harmonia nas relações com os diversos públicos, aprendizado constante, oportunidades de crescimento e transparência na comunicação.

Percebemos os nossos profissionais como parceiros e fatores críticos para o nosso sucesso, melhoria contínua e busca pela excelência. Por isso, prezamos por manter sempre os canais de comunicação e acesso abertos para que a visão crítica das pessoas e suas experiências sejam compartilhadas, debatidas e aplicadas na busca de melhores resultados e sustentabilidade do negócio em todos os aspectos.


Políticas e Diretrizes de Recursos Humanos

  • Atrair, desenvolver e reter pessoas, investindo em seu pessoal e aprimorando as competências profissionais, que atendem à dinâmica dos negócios e visa sustentar a excelência competitiva.
  • Assegurar pessoal efetivo adequado aos objetivos dos negócios e promover práticas salariais competitivas em relação ao mercado.
  • Promover práticas que levem à satisfação no trabalho e ao comprometimento de todos os colaboradores com as metas e os princípios éticos do Grupo Farroupilha.
  • Estimular uma cultura empresarial humanizada, que respeite os valores locais, valorize a consolidação e troca de conhecimentos.
  • Estimular e reconhecer o exercício da cidadania pelos trabalhadores e apoiar as iniciativas vinculadas à responsabilidade social do Grupo Farroupilha.
  • Manter um processo permanente de negociação para a construção de soluções com a representação sindical em cada local que atua.
  • Adequar às práticas de contratação de serviços, compatibilizando-as com as Políticas de RH, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Segurança da Informação sobre os negócios e atividades do Grupo Farroupilha.

Recursos Humanos

Algumas ações de Recursos Humanos desenvolvidas pelo Grupo Farroupilha:

DIAGNÓSTICO DE CLIMA ORGANIZACIONAL: O Grupo estima por manter um clima organizacional saudável e produtivo e por isso realiza sistematicamente um diagnóstico de clima organizacional, realizado por consultoria externa especializada, que avalia a satisfação dos colaboradores acerca de vários aspectos como Liderança, Condições e Ambiente de Trabalho, Salários e Benefícios, Treinamentos, Motivação, Comunicação e Segurança no trabalho. Nos anos de 2013 e 2015 o Grupo alcançou um resultado muito positivo: 89% dos colaboradores disseram satisfeitos em trabalhar na empresa, nos dois anos!

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS: O Grupo trabalha com o propósito de ser cada vez mais competitivo no mercado de trabalho e para isso adota práticas de cargos e salários embasadas em conceitos modernos e em pesquisas de mercado. Pratica-se assim uma política salarial sólida, criteriosa e coerente, interna e externamente.

DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES: Para o Grupo Farroupilha, o atingimento da sua visão de futuro e a manutenção da sua missão passam, necessariamente, pela atuação do seu time de líderes. Desta maneira, investe incessantemente no desenvolvimento contínuo de seus líderes, tanto em aspectos técnicos como comportamentais e de gestão. PROJETOS DE VALORIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E MOTIVAÇÃO: o Grupo busca constantemente inovar em ações de valorização, reconhecimento e motivação, com focos diversos: identificação e aproveitamento das sugestões e ideias de melhorias dos colaboradores; intercâmbio entre os diversos centros de negócio para ampliar a visão sistêmica dos nossos colaboradores; incentivo à educação através do fornecimento de subsídio financeiro para cursos de graduação, pós-graduação e mestrado; informativos exclusivos; comemoração de datas especiais; recrutamento interno; entre outros.


Programa de Elevação da Escolaridade

O Programa de Elevação da Escolaridade do Grupo Farroupilha surgiu da necessidade de evoluirmos com a capacidade de leitura, interpretação e cálculo dos nossos colaboradores que, no dia-a-dia, trabalham cada vez mais usando tecnologias e utilizando de análise em relação ao que executam. Além desta demanda, os próprios colaboradores solicitavam receber um apoio da empresa que os impulsionasse à retornar aos estudos, argumentando que vislumbravam ter um diploma e também estarem mais qualificados para a execução de suas atividades.

Sendo assim, o Grupo Farroupilha adotou um modelo próprio para o ensino de jovens e adultos. Foi contratada uma pedagoga exclusiva para lecionar as aulas duas vezes na semana, que adaptou o conteúdo para possibilitar o acesso a uma série do ensino fundamental por semestre. O programa teve início no mês de Agosto de 2015, contemplando inicialmente 34 colaboradores da fazenda Rio Brilhante Café, num projeto-piloto a ser aperfeiçoado e difundido nas demais fazendas.

Trata-se de um programa que tem um propósito muito nobre, que vai além dos objetivos empresariais e que garante às pessoas acesso ao que mais lhes pode garantir a dignidade: o conhecimento. O Programa de Elevação da Escolaridade nos enche de orgulho!